Dia Europeu dos Antibióticos

 

Uma apresentação electrónica, recheada de informação, alertas e sugestões, foi o formato desenvolvido pelos alunos das turmas A, B e C do 9.º ano da Escola Básica D. José I para comemorar o Dia Europeu dos Antibióticos, celebrado no passado dia 18 de Novembro.

O Dia Europeu dos Antibióticos é uma iniciativa europeia no domínio da saúde pública que visa sensibilizar para a ameaça que a resistência aos antibióticos representa para a saúde pública, bem como promover o uso racional de antibióticos.

Os antibióticos, também denominados agentes antimicrobianos, são medicamentos que matam ou inibem o crescimento de bactérias, ajudando a curar infecções em pessoas, animais e, por vezes, plantas. Os antibióticos destinam-se a tratar infecções causadas por bactérias (como a pneumonia pneumocócica ou as infecções sanguíneas causadas por estafilococos).

Nem todos os antibióticos são activos contra todas as bactérias. Existem mais de 15 classes diferentes de antibióticos que se diferenciam entre si pela sua estrutura química e pelo seu modo de acção contra as bactérias. Um antibiótico pode ser eficaz contra vários tipos de bactérias ou contra apenas um.

Dados recentes confirmam que está a aumentar na União Europeia o número de doentes infectados por bactérias resistentes e que a resistência a antibióticos constitui uma grave ameaça para a saúde pública.

O uso racional de antibióticos pode ajudar a travar o aumento da resistência bacteriana e a manter a eficácia do uso de antibióticos em gerações futuras.

Para ver a apresentação clique na imagem abaixo.

Morada: Rua Stº António de Arenilha - 8900-275 Vila Real de Santo António   

Telefone: 281 510 150    ~    Fax: 281 510 155    ~    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Copyright © 2013 Agrupamento de Escolas D. José I