Mensagem do Diretor - Plano de Implementação do Ensino à Distância - 3.º Período

 

Plano de Implementação do Ensino à Distância - 3.º Período

Tendo em conta a forma atribulada como finalizou o 2º período letivo, a qual derivou da situação grave de saúde pública à qual temos estado expostos (COVID 19), é com orgulho que enquanto diretor do Agrupamento de Escolas D. José I, congratulo todo o corpo docente do agrupamento, pela forma como os docentes sentiram este impacto, como foram capazes de se adaptar e como conseguiram dar continuidade à atividade letiva, embora à distância mesmo com todas as dificuldades que ela comporta. Todos nós tivemos de reinventar a nossa intervenção e, de entre todas as alterações que tivemos de preconizar na nossa forma de trabalhar, é de enaltecer o facto dos docentes terem mantido a proximidade pedagógica com os seus alunos e respetivas famílias.

O final do período também pôs à prova a capacidade de organização do agrupamento, tendo a direção trabalhado arduamente, no sentido de possibilitar que o processo avaliativo decorresse da melhor forma possível, garantindo que o mesmo não fosse colocado em causa e possibilitando que todos os docentes trabalhassem em segurança e deste modo garantissem a conclusão do processo avaliativo, preservando o seu bem estar e o das suas famílias.

Em nome da direção do agrupamento deixo aqui uma palavra de agradecimento e louvor a todos os docentes que permitiram concluir com sucesso esta fase do ano letivo.

Os tempos que se avizinham não serão fáceis, no entanto estamos confiantes de que todos os docentes continuarão a evidenciar esforços para melhorar a sua forma de ensinar à distância, considerando que, acima de tudo estão os interesses dos alunos.

O terceiro período inicia já no dia 14 de abril, e sem perder tempo, a direção do agrupamento elaborou um Plano de Implementação do Ensino à Distância, o qual será posto em prática ao longo de todo o período.

O objetivo do Plano de Implementação do Ensino à Distância (E@D) é garantir que todas as crianças e todos os alunos continuem a aprender, o que no presente contexto implica não só mudanças na forma de ensinar, mas também na forma como as crianças e alunos vão ter de se preparar para aprender. Deste modo será necessário recorrer a todos os meios disponíveis para que exista uma efetiva prossecução dos objetivos estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais.

Tendo em conta o Plano de Implementação do Ensino à Distância, a comunicação entre professores e alunos vai ser realizada com recurso à plataforma Google Classroom e também com recurso ao email, entre outras formas de comunicar.

Neste sentido foi criado uma conta de email para cada aluno, e será através dessa conta de email que os alunos irão aceder à plataforma Classroom, que é uma ferramenta de sala de aula online e gratuita disponibilizada pelo Google, que facilita a comunicação e interação entre professores e alunos. É um recurso digital que permite criar uma sala de aula virtual.

Para que se consiga rentabilizar a utilização da plataforma Classroom, é importante que no decurso da primeira semana de aulas do terceiro período, cada diretor de turma ou titular de turma contacte com os alunos/encarregados de educação e lhes deem a conhecer a nova conta de email criada para cada aluno, bem como as credenciais de acesso à mesma, nomeadamente: login e palavra-passe.

A próxima semana servirá essencialmente para afinar os procedimentos e garantir que fique tudo operacional.

Para os alunos foi definida uma mancha horária adaptada à realidade do ensino à distância, nomeadamente com a criação do espaço #EstudoEmCasa, que contém uma parte fixa de trabalho com recurso a sessões para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino Básico, transmitidos através dos canais RTP 2 e RTP Memória, respetivamente.

Para além destas sessões, o agrupamento definiu também um horário letivo para docentes e alunos/turmas, adaptado ao ensino à distância, o qual permite a realização de sessões síncronas / assíncronas e ainda uma componente flexível de trabalho autónomo, ambas para os docentes e os alunos.

Relativamente ao espaço #EstudoEmCasa, o Ministério da Educação, no seu esforço de criação e disponibilização de múltiplos recursos para apoiar as escolas, criou um conjunto suplementar de recursos educativos que vão ocupar a grelha televisiva do canal RTP Memória, das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, sendo esta uma ferramenta que visa complementar o trabalho dos professores e dos alunos.

É com especial atenção que realço que esta alternativa de transmissão de conteúdos através da televisão, não pretende nem deve ser entendido como método único de partilha de ensinamentos, pois o que se pretende e que se considera desejável é que em todos os momentos prevaleça a interação entre os docentes e os alunos.

Estes recursos #EstudoEmCasa são um complemento e uma forma de apoio para os alunos, embora se revistam de primordial importância para aqueles que não possuem meios de conectividade e/ou equipamento digital/informático. Não são, pois, uma forma autossuficiente de desenvolver aprendizagens integrais no Ensino Básico, pelo que necessitam de um trabalho complementar por parte dos docentes.

Na segunda-feira, dia 20 de abril, iniciam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até ao final do ano letivo, de segunda a sexta-feira.

O #EstudoEmCasa vai transmitir nos seguintes canais:

  • TDT – posição 7
  • MEO – posição 100
  • NOS – posição 19
  • Vodafone – posição 17
  • Nowo – posição 13
  • https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia ondemand e módulos

individualizados)

  • Será ainda disponibilizada uma App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.

Os recursos constituem-se em sessões de 30 minutos, organizados por blocos agregados para vários anos, blocos comuns e recursos para PLNM, desde a Educação Pré-Escolar (RPT2) ao 9.º ano, conforme visível na tabela seguinte.

Estamos conscientes de que na nossa comunidade educativa vai ser difícil estabelecer contacto com todos os alunos e encarregados de educação e também sabemos que alguns terão dificuldade em aceder ao email e ao Classroom por não possuírem recursos tecnológicos para acompanhar esta nova realidade. No entanto é necessário continuarmos a reinventar o ensino no sentido de criar outras formas de ultrapassar estas contrariedades, e essa responsabilidade cabe a cada um de nós.

Assim, é fundamental que todos se empenhem no contacto com os alunos e os encarregados de educação, utilizando para tal, o recurso às mais diversificadas formas de comunicar e contactar.

Num momento em que se pretende que todos fiquem em casa, informamos que ainda assim, será possível a deslocação aos diferentes estabelecimentos de ensino do agrupamento, pois compreende-se que em certas ocasiões será necessário a recolha de materiais didáticos, seja por parte dos docentes, seja por parte dos encarregados de educação.

Assim, informamos que os edifícios escolares estarão abertos entre as 09:00h e as 17:00h, sendo a sua abertura garantida por um mínimo de pessoal não docente.

O acesso aos edifícios escolares deverá ser efetuado apenas quando tal for estritamente necessário e para tal deverão ser adotadas todas as regras de higiene e segurança recomendadas pela DGS.

Não podemos negligenciar nenhum aluno, e neste sentido é do interesse de todos que esta ligação escola/família não se perca e que a desmotivação não tome conta de nenhum aluno.

Este é o tempo em que todos temos de estar mais unidos do que nunca, pois a união faz a força.

Vamos olhar pela nossa comunidade, trabalhar em prol dos nossos alunos, mostrando que somos profissionais de P grande e que juntos atingiremos os objetivos propostos, sem deixar ninguém para trás.

Nós acreditamos que isto é possível, porque acreditamos em todos vocês!

Não desistimos da educação, porque sabemos que é assim que construímos o futuro e temos confiança que o vamos construir em conjunto.

(Primeiro Ministro de Portugal, António Costa, em 9 de abril de 2020)

O Diretor do Agrupamento

Eduardo Jerónimo Gomes Vicente da Cunha

Morada: Rua Stº António de Arenilha - 8900-275 Vila Real de Santo António   

Telefone: 281 510 150    ~    Fax: 281 510 155    ~    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
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