Retoma das atividades letivas em regime não presencial (E@D)

 

O dia 8 de fevereiro marcou o regresso do ensino à distância (E@D) para todos os alunos das escolas portuguesas. Assim, e num período em que todas os portugueses se encontram em confinamento obrigatório, determinado pelo atual estado de emergência, esta modalidade de ensino tornou-se a única via que permitirá manter o contacto entre alunos e escolas, de modo de assegurar a continuidade das aprendizagens.

De acordo com o comunicado transmitido pelo Governo, o calendário escolar sofrerá algumas alterações: como forma de compensar o período de 15 dias de suspensão das atividades letivas, que decorreu entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro, as férias do Carnaval são suprimidas e as da Páscoa decorrem de 29 de março a 1 de abril. As datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos de escolaridade serão também alteradas, tendo o ministério da Educação anunciado que até 12 de fevereiro divulgará o calendário final de provas e exames.

O Agrupamento de Escolas D. José I implementou o seu plano de ensino a distância, definido desde o início do presente ano letivo e incorporado nas práticas pedagógicas. É de salientar que o agrupamento tem procurado mitigar os constrangimentos existentes a todos os níveis e planeado as suas atividades em moldes que garantem um efetivo apoio a crianças e jovens em situação mais vulnerável, tanto nos aspetos da educação inclusiva como na vertente social, designadamente nos apoios socioeconómicos (escalões A e B).

No que se refere ao cumprimento da grelha de horas letivas semanais, o Agrupamento de Escolas D. José I procurou garantir um equilíbrio entre atividades síncronas e assíncronas de modo a proporcionar tempos de atenção dispensada em ecrã e tempos de trabalho assíncrono, em função dos diferentes níveis de ensino e das condições específicas de cada turma, o que se encontra contemplado nos documentos de apoio ao E@D, em constante atualização.

A comunidade educativa poderá continuar a aceder aos recursos disponibilizados ao longo do ano letivo anterior, coligidos na página de apoio às escolas https://apoioescolas.dge.mec.pt/

Considerando que o momento que o país atravessa é de grande dificuldade, o comunicado do Governo salienta que nos compete “mitigar junto das crianças e dos jovens o seu impacto e garantir o maior apoio possível aos que estão em situações mais vulneráveis”. O documento, divulgado às escolas e demais entidades ligadas à educação, apela ao “elevado profissionalismo e sentido de missão dos profissionais da educação, para que possamos continuar a afirmar o papel das escolas neste período em que lutamos pela preservação da saúde e de vidas, enquanto não esquecemos as funções educativas e sociais das escolas."

(free images of Online Learning/pixabay)

Morada: Rua Stº António de Arenilha - 8900-275 Vila Real de Santo António   

Telefone: 281 510 150    ~    Fax: 281 510 155    ~    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Copyright © 2013 Agrupamento de Escolas D. José I