Regresso do #EstudoEmCasa 20/21

 

1. O que é o #EstudoEmCasa 20-21?

No ano letivo anterior, o #EstudoEmCasa demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, na altura também em situação de confinamento, tendo mesmo colhido a atenção da comunidade lusófona para além-fronteiras.
Neste ano letivo, o #EstudoEmCasa reestruturou-se enquanto recurso de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, por forma a disponibilizar aos alunos e aos professores blocos pedagógicos, em conformidade com as Aprendizagens Essenciais.

2. A quem se destina o #EstudoEmCasa 20-21?

Destina-se a todos os alunos e professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que desejem recorrer a esta ferramenta de apoio no seu processo de ensino-aprendizagem.

3. Como estão organizados os blocos pedagógicos?

Os recursos constituem-se em sessões de cerca de 30 minutos, organizados por blocos agregados para vários anos do Ensino Básico (1.° ano; 2.° ano; 3.° e 4.° anos; 5.° e 6.° anos; 7.° e 8.° anos; e 9.° ano) e do Ensino Secundário, Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais (10.º/1.ºano; 11.º/2.º ano; 12.º/3º. ano), blocos comuns e recursos para Português Língua Não Materna. Esta reedição do #Estudo em Casa 2020-2021 pauta-se por algumas características diferentes do modelo anterior, das quais se destaca a autonomização do 1.º e 2.º anos e a inclusão dos blocos de “Organização do Trabalho Autónomo”e de “Cidadania e Desenvolvimento”.

4. As grelhas disponíveis no #EstudoEmCasa contém todas as aulas e disciplinas de cada ano de escolaridade?

Não. O #EstudoEmCasa 2020-2021 constitui-se como uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos e consolidar as aprendizagens por parte dos alunos. Em situação de confinamento, o trabalho a desenvolver pelo professor deverá contemplar, aprofundar e consolidar a totalidade das disciplinas de cada matriz e especificidade dos alunos. Relativamente ao modelo anterior, o #EstudoEmCasa abrange mais áreas disciplinares/disciplinas cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente. A grelha do Ensino Básico garante que alunos em diferentes anos escolares podem aceder a conteúdos numa mesma televisão ou num mesmo dispositivo eletrónico.

5. Quais são os canais para assistir às emissões?

Os conteúdos do #EstudoEmCasa são transmitidos através dos canais:
• RTP Memória
• TDT – posição 7
• MEO – posição 100
• NOS – posição 18
• Vodafone – posição 17
• Nowo – posição 13
• https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados).

Morada: Rua Stº António de Arenilha - 8900-275 Vila Real de Santo António   

Telefone: 281 510 150    ~    Fax: 281 510 155    ~    E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Copyright © 2013 Agrupamento de Escolas D. José I